Total de visualizações de página

domingo, 1 de dezembro de 2013

Monogarfia




ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL GETULIO VARGAS
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA








Ariel Bezerra Lima
Ubiratan Barbosa
Elizandro Rodrigues Lima
Rosemario Alves dos Santos
Luiz Carlos Quinto dos Santos











ALIMENTADOR AUTOMATICO PARA CAES




 
 







São Paulo
 2013
Ariel Bezerra Lima
Ubiratan Barbosa
Elizandro Rodrigues Lima
Rosemario Alves dos Santos
Luiz Carlos Quinto dos Santos
Turma: 4º R




ALIMENTADOR AUTOMATICO PARA CAES





                                                         Trabalho   de  Conclusão   de  Curso
                                                         apresentado como requisito parcial a
                                                         obtenção    do   grau    Técnico    em
                                                         Eletrotécnica,  pela  Escola   Técnica
                                        ETEC Getulio Vargas/SP.



Orientador: Professor Domingos Altobello Neto






São Paulo
2013
Ariel Bezerra Lima
Ubiratan Barbosa
Elizandro Rodrigues Lima
Rosemario Alves dos Santos
Luiz Carlos Quinto dos Santos
Turma: 4º R



ALIMENTADOR AUTOMATICO PARA CAES



                                                         Trabalho   de  Conclusão   de  Curso
                                                         apresentado como requisito parcial a
                                                         obtenção    do   grau    Técnico    em
                                                         Eletrotécnica,  pela  Escola   Técnica
                             Getulio Vargas/SP.


Aprovado Pela Banca Examinadora em 26 de novembro de 2013


BANCA EXAMINADORA:


                  prof. Domingos Altobello Neto – ETEC GV/SP
Orientador


São Paulo
2013
Resumo

       Este trabalho apresenta a implementação de um protótipo de um alimentador automático para animais de estimação, tais como cães e gatos, que resolva problemas de famílias que tenham a necessidade de se ausentar por períodos de horas ou ate 7 dias e não possuem empregados para executar essa atividade. A maquina  projetada tem um baixo custo, portátil, fácil manuseio. Na elaboração do projeto buscou-se uma solução para o problema, qualidade da maquina. Definido o projeto conceitual  para a fase de execução do projeto em detalhes e a montagem, com realização de testes na parte mecânica, teste na dosagem para a alimentação de animais, com o objetivo de atender os pré requisitos exigidos pelo os compradores.


Palavras-chaves:  Máquina Alimentação Automática, Portátil, Protótipo.




















Abstract



This paper presents the implementation of a prototype of an automatic feeder for pets such as dogs and cats, to solve problems of families who have a need to be absent for periods of up to 7 hours or days and do not have employees to perform this activity. The machine has designed a low cost, portable, easy to handle. In preparing the project sought a solution to the problem, the quality of the machine. Defined the conceptual design for the step-execution phase of the project in detail and assembly, with tests Realisation of the mechanical part, the test dose for feeding animals, with the aim of meeting the prerequisites required by the buyers.




Keywords: Automatic Feeding Machine, Laptop, Prototype.



















LISTAS DE FIGURAS


Figura 1- Distribuição de “Pets” no Brasil................................................................................16
Figura 2- Motor Com Redução.................................................................................19
Figura 3-Rosca Sem Fim..........................................................................................20
Figura 4- Cano de PVC............................................................................................21
Figura 5- Timer Temporizador..................................................................................22
Figura 6- Lista de Material Utilizado.........................................................................25




























SUMARIO


1. INTRODUÇÃO

       O projeto apresentado a seguir refere-se a um Alimentador Automático para  cães, que pode trazer grandes benefícios para aqueles que buscam uma solução para alimentar seus cães na sua ausência. Foi feito um levantamento em que se concluiu que o publico alvo desse equipamento são as familiar de classe media, sendo que esse público é o que mais cresse em uma metrópole como São Paulo, observando a rotina das pessoas desta classe é observado que elas passam a maior parte do dia fora de suas casas, pois tem responsabilidades como trabalhos e estudos, porem possuem um animal de estimação ou mais de um, que é alimentado de uma maneira desregrada pela falta de tempo do dono em lhe prover alimento em horários determinados, e porções corretas dependendo do porte do animal, o que são uns dos fatores mais importantes de uma dieta.
         Com essa maquina é possível ter um controle de quanto o seu cão esta se alimentado diariamente, assim podendo ser controlada a quantidade de alimento caso seja necessário seguir uma dieta exigida pelo veterinário do animal. Esse projeto busca elaborar uma maquina para facilitar a vida das pessoas e que tenham animais de estimação, também é busca-se uma maquina de baixo custo e fácil  manuseio, com pouca manutenção.
          Um dos problemas que surgiu durante  o desenvolvimento, do projeto foi saber que tipo de cachorro se enquadra ao equipamento, e através das pesquisas descobriu-se que a alimentação de um cachorro varia em função de seu porte e de sua atividade física, isto é a sua frequência de alimentação, o que resultou   em  um equipamento  que fosse ajustável, que após as pesquisas  se tornou  um dos  objetivo do projeto, que é,  além de alimentar o animal,  funcionar em períodos variados, em decorrências de pesquisas e durante o desenvolvimento do projeto concluiu-se o desenvolvimento do  equipamento que   poderia corresponder a qualquer animal, seja ele de grande porte, que realize algum tipo de atividade,  de pequeno porte, ou seja o equipamento pode ser empregado para alimentar qualquer animal.






           Desenvolver um alimentador automático para cães, utilizando um programador horário que ira auxiliar o acionamento do motor de corrente alternada, no eixo do motor será acoplado uma rosca sem fim para o transporte do alimento, funcionando assim em horários  programados sem a necessidade da presença do proprietário, tendo o mesmo, apenas que realizar a programação desejada e abastecer o  compartimento projetado para armazenar a ração.


          Propor um processo com custo reduzido de um alimentador   automático de animais, disponibilizar um circuito dotado de um motor, programador horário, rosca sem fim, ter uma confiabilidade da alimentação do animal, caso seu dono necessite ausentar-se da residência, proporcionar conforto, economia e segurança ao dono do animal.
















            Num país como o Brasil, com milhões de pessoas que tem animais de estimação, em sua grande maioria cão e gatos, falar em um alimentador automático para animais é uma questão interessante, mesmo que muitas dessas pessoas ainda não possuam condição de adquirir um equipamento desses disponíveis no mercado. Mas é verdade também que o público-alvo do tipo de produto que esse mercado atinge, vem se tornando cada vez maior, com custos cada vez mais acessíveis.
            Pessoas que se interessam por esse tipo de produto, geralmente buscam facilidade, mas muitas vezes trata-se de investimento em sua melhoria de vida e também do seu animal, devido à agitação e correria do dia a dia, além de contemplar aspectos relativos à confiabilidade, economia e praticidade.
           Este trabalho foi inspirado num relativo aumento na demanda de pessoas que surgem à procura de facilidade na hora de manter seu animal de estimação, tendo em vista que não estará presente durante parte do dia para cuidar do seu animal.













1.3  METOTOLOGIA.


           Neste   projeto  de   conclusão  de  curso  o  estudo   teve   como   finalidade desenvolver  um protótipo  referente  a  um  alimentador automático para animais  de estimação. Quanto  aos meios utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, foram estudados,  dados  e  artigos  que   abordam  o  tema  do  alimentador  automático  e alimentação  animal,  por  meio  de pesquisas  realizadas  em  sites  da  internet que abordam este mesmo assunto.
            Para  o  desenvolvimento   do  projeto   foram   realizados   alguns  encontros envolvendo os integrantes do grupo,e em conjunto desenvolvemos o projeto.


















2. PESQUISA.


2.1 NUTRIÇÃO DE CÃES E GATOS.


           A Nutrição Animal é uma área em amplo desenvolvimento. Hoje existem vários tipos de rações, como as secas ou as úmidas, para as mais diversas situações e condições. Rações light, diet, e também aquelas para animais com dificuldades absortivas ou para animais obesos, a variedade de tipos leva o proprietário às mais  diversas escolhas.
           Todos sabem que o gato não pode ingerir o mesmo alimento de um cão, muitos donos de ambos os animais para se tornar mais prático e rápido o preparo da alimentação dos animais, a alimentação do cão e do gato é a mesma, e você sabe por que isso não é indicado? Saiba que o gato é um carnívoro mais estrito que o cão, assim a sua necessidade de proteína é maior, sendo que não é apenas quantidade, mas também qualidade. Para você entender melhor, um cão adulto necessita de 16.5% de proteínas, já o gato 24%. Para uma alimentação saudável de ambos os animais domésticos é indicado que o dono evite alimentá-los com alimentos humanos, como restos de comidas, pois este tipo de alimentação pode aumentar o nível de colesterol ruim, resultando até em obesidade.
           É indicado que tanto o cão como o gato se alimentem de ração específica para a sua espécie, isto é, ração de cão para cão e ração de gato para gato, sendo que a marca deve ser modificada a cada quatro meses para prevenir e evitar deficiências causadas com a ingestão constante dos mesmos ingredientes. Além disso, é recomendado que você dê de comer ao seu animal duas vezes ao dia, evitando deixar a tigela toda para durar o dia todo, assim você evitará que o animal coma descontroladamente, mas não se esqueça de alimentá-lo. Você pode adicionar  na alimentação do gato ou cão alguns vegetais,  pedaços de  carne,  grão cozido e  entre outros  alimentos saudáveis, sendo  que  você  pode perguntar ao médico veterinário de seu animal os alimentos extras indicados, é recomendado dar uma alimentação saudável e balanceada, e isso é mais facilmente alcançado com uma ração de qualidade do que com sobras de comida.


2.1.1 ALIMENTAÇÃO BALANCEADA.


           Uma alimentação balanceada é um alimento no qual estão presentes os principais nutrientes, combinados entre si e que proporcionam uma melhor absorção e nutrição. Os principais nutrientes são as proteínas, os carboidratos, as gorduras, as vitaminas e os minerais. Uma comida caseira pode ser gostosa para seu bicho, mas pode ser carente de alguns destes itens. 
            Exemplo: fubá com carne moída, tem em carboidratos e proteínas, e alguns cães adoram. Mas e o resto dos nutrientes não tem, é uma alimentação carente de vitaminas e minerais, e isso vai se refletir em um animal não muito saudável nem muito bonito. Não são todas as rações que servem, existem muitas rações nas quais os ingredientes não têm muita qualidade, e sendo assim, a alimentação também fica carente. Então a regra é a seguinte, tem de ser uma ração boa ou uma comida muito
bem balanceada.
           Como é difícil, para quem não é nutricionista, fazer um planejamento alimentar, fica bem mais fácil apostar na ração de qualidade. Apenas repetir as refeições da família para o bicho, não é legal. Tem também a questão dos dentes, a comida caseira te obriga a escovações mais frequentes, para evitar a formação de tártaro nos dentes. Com o uso de rações, o problema do tártaro é bem menor. Não é aconselhável colocar para o cão um pouco de ração e um pouco de comida pois ai tem outro problema, o cachorro tende a rejeitar a ração quando tem a opção da comida diferente dos gatos que adoram ração, e a preferem.
           











2.1.2 RISCOS NA ALIMENTAÇÃO.



              A qualidade da ração também é muito importante, hoje em dia se tornou comum um problema chamado síndrome urológica felina. É um misto de inflamação, infecção e formação de cálculos (areia ou pedras) na vesícula urinária do gato macho, que podem acabar obstruindo sua uretra. O animal não consegue urinar, e se não for prontamente socorrido, morre. É muito, mas muito mais comum, isso acontecer com gatos que comem rações sem qualidade do que com os que comem boas rações. No tocante à quantidade, isso pode variar conforme a fase da vida, a atividade, a personalidade do animal e a qualidade da ração. Teoricamente, uma ração mais forte deveria satisfazer com menor quantidade. Pelo menos, com certeza ela nutre com menos quantidade, mas cuidado com as indicações que vêm na embalagem, pois podem estar subestimando o apetite do seu cão.
            Gatos não têm hora para comer, e em geral as pessoas deixam a panelinha sempre cheia e eles comem a quantidade que quiserem e na hora que quiserem; isso se a ração for seca, pois não estraga, as úmidas, de latinha, estragam após algumas horas, este conselho de deixar comida à vontade para os gatos pode não ser cientificamente o mais certo, e pode ocasionar gatos obesos, mas é o mais comum. Quem fica muito tempo fora de casa, tem de deixar o rango garantido na sua ausência, a água deve ser oferecida em abundância e sempre fresca. Não descuide da higiene das vasilhas de água e comida, que devem ser constantemente lavadas e bem enxaguadas.










            Pesquisa demonstra que, em 2011, o faturamento do mercado pet shop no Brasil foi de R$ 12,5 bilhões. Isso se refere aos dados que indicam que o brasileiro gasta cerca de R$ 350 ao mês em cuidados com animais de estimação, segundo revela a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet)
            A pesquisa também aponta que o faturamento do mercado pet desse mesmo ano foi o sexto maior do mundo, ao passo que a demanda de alimentos do setor foi de 4,5 milhões de toneladas, com volume de produção de 1,83 milhões de toneladas.
            Esses resultados indicam que o país está cada vez mais autossuficiente na produção de alimentos para animais
domésticos, pois os números de importação estão caindo, passando de 13 milhões de toneladas registradas em 1998 para 4,2 milhões em 2010.
            Ainda segundo a Anfalpet, o Brasil possui cerca de 98 milhões de animais de estimação, o que faz do País o quarto colocado em população total de animais de estimação. Além disso, de acordo com a associação, o país é o segundo maior do mundo em população de cães e gatos, o quarto maior do mundo em população total de animais de estimação, rende um faturamento de R$ 12,5 bilhões em 2011 com esse mercado, produz cerca de três milhões de toneladas de alimentos para esses animais por ano e possui 25.000 pets shops.

          






Figura 1– Distribuição de “Pets” no Brasil.
 

Fonte: Anfa Pet, 2009










3. PROTOTIPO DO ALIMENTADOR AUTOMATICO.


            Este trabalho apresenta a execução de um protótipo de um alimentador automático para animais de estimação, utilizando o Programador Horário, a través deste protótipo é possível, determinar a número de refeições, agendar horários para
refeição, determinar a quantidade de ração serem liberadas.
            O sistema solicitará que se informe por meio de um teclado quantas vezes por dia se deseja liberar comida, o usuário é que vai determinar os horários de alimentação, não sendo necessariamente em intervalos regulares e de acordo com a
sua necessidade
            O projeto tem um reservatório de 5 litros para armazenamento da ração na parte superior. O alimentador é composto por um tubo de PVC, um com 75mm de diâmetro que tem como função transportar o alimento para o recipiente.















4. DETALHES CONSTRUTIVOS DO PROJETO.


            O corpo da maquina e feito de chapa de zinco, o reservatório de ração contem uma tampa que e feita de acrílico transparente para facilitar a visualização de necessidade do reabastecimento. E utilizado um Timer temporizador para determinar quando o motor deve ser acionado, um  motor de indução de corrente continua para gerar o movimento na rosca sem fim e a rosca sem fim para transporte da ração até o recipiente de alimentação. 


5. PRINCIPAIS COMPONENTES DO PROJETO.


           A seguir são mostrados os principais componentes e ferramentas utilizadas no desenvolvimento deste protótipo, serão apresentadas algumas funções e características de alguns dos componentes.














5.1 MOTOR COM REDUÇÃO
Figura 2– Motor.

 5.1.1 DADOS DESCRITIVOS.


            Consumo 300mA - Tensão 120CA -  Eixo 5mm em forma de estrela - Comprimento do Eixo 20mm  Diâmetro do Motor 35mm - Comprimento do Motor 28mm  - Diâmetro da Caixa de Redução 65mm Comprimento da Caixa de Redução 11mm - Eixo Perpendicular - Torque 2kgf.cm – Recondicionado.

 5.1.2 PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO.


            No projeto tem a função de fazer com que roca sem fim acoplada no seu eixo tenha uma rotação para que o alimento seja transportado.




5.2  ROSCA SEM FIM.


Figura 3-Rosca sem fim.


5.2.1 PRINCIO DE FUNCIONAMENTO.



            Sendo um dos componentes mais importantes do projeto a rosca sim fim tem a função de transportar o alimento. Isso e possível, pois ela foi projetada para ser acoplada ao eixo do motor, sendo assim quando o motor entra em movimento a rosca sem fim começa a girar fazendo com que o alimento seja transportado.






5.3 ESTRUTURA DE TRANSPORTE DE PVC.


Figura 4- Cano de PVC.


5.3.1 PRINCIO DE FUNCIONAMENTO.


            A estrutura é fixada a rosca sem fim, o alimento entra na primeira abertura, percorre através da rosca sem fim a estrutura até a segunda abertura para em seguida cair no recipiente.






5.4  PROGRAMADOR HORARIO.


Figura 5- Timer temporizador.


5.4.1 DADOS DESCRITIVOS.


-Capacidade de corrente: 10 A resistivo.
-Alimentação em 120 v ou 220 v (bivolt).
-Programação digital com intervalos de 1 em 1 minuto.
-Programação em horários aleatórios.
-Tipo de fixação: Tomada/Plug novo padrão ABNT
-Reserva de marcha: 200 Horas Bateria Ni/CD
-Programação: Digital
-Intervalo de Ajuste: De 01 em 01 minutos
-Número de Memórias: 08 Liga/ 08 desliga por dia
-Ciclo de programação: Diário e ou semanal
-Capacidade de Corrente: 10A
-Temperatura Operacional: -5ºC / +55ºC
-Potência máxima (F.P.=1): 120V= 1270W / 220V=2200W

5.4.2 PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO.


            Com o programador é possível ajustar oito horários diferentes. É possível ajustar o horário de ligar ON e desligar OFF ate oito vezes ao dia, isso permite o controle e a quantidade de comida que é utilizada para a alimentação do animal. Pressionando o botão PROG, estará entrando no modo de programação, o display estará mostrando 1ᵒᶰ, isso indica programa #1 e horário de ligar ON , pressionando o botão PROG novamente, o display ira mostrar 1off , indicando programa #1 e horário de desligamento OFF. O tempo de programa ligar ON e o programa desligar OFF irá determinar a quantidade de comida disponibilizada ao animal pelo alimentador, pressionado o botão PROG repetidamente é possível pro gamar ate oito vezes exemplo 8 ᵒᶰ e 8 off.















6. DISCUSSÃO E RESULTADOS.



            O projeto a principio iria funcionar com um circuito eletrônico com um CI de portas lógicas , um regulador de tensão, uma fonte de tensão continua de 12vcc, um relé de 5vcc, resistores e transistores, dois sensores capacitivos para indicar presença de ração, uma esteira de transporte do, um relé como controle de acionamento do motor, pois o mesmo apenas iria acionar o motor quando os sensores ativar as portar lógicas, após esse instante o circuito acionaria o transportando a ração, ainda nesse circuito seria acrescentado um capacitor em paralelo com o rele para retardar o tempo de desenergização do componente.
            A esteira se mostrou uma ótima opção para o transporte do alimento, mais levando em conta sua montagem, a sua adaptação ao equipamento, optou-se pela escolha da rosca sem fim, devido a facilidade de trabalho fácil adaptação ao projeto, precisando apenas ajustar a mesma ao eixo do motor, substituindo o circuito eletrônico, após uma pesquisa realisado no mercado, foi decidido utilizar um programador horário para determinar o acionamento sendo que o programador horário funciona em tensão alternada, isso facilitou a adaptação para nosso projeto pois o motor que já tínhamos adquirido funciona com corrente alternada.



           







7. LISTA DE CUSTOS E MATERIAIS UTILIZADOS.


Figura 6- Lista de material utilizado.




8. CONCLUSÃO.


            Este trabalho apresentou um protótipo de um alimentador para auxiliar as pessoas que possuem animais de estimação na nutrição de seus bichos. Como foi visto no presente trabalho os animais de estimação também possuem seus horários regrados para refeições, para terem uma dieta balanceada. Com esse equipamento desenvolvido e possível garantir que seu animal de estimação sempre será alimentado, mesmo na ausência do dono.
            Com uma pesquisa de mercado foi possível desenvolver um projeto com um custo acessível para todas as classes sociais, sendo que foi um dos requisitos mais importantes desde o inicio da elaboração fazer uma maquina com o preço mais cessível possível sem deixar de lado é claro a qualidade do equipamento.
            Tanto os objetivos principais como os objetivos específicos propostos por este trabalho foram plenamente atingidos. Em quase sua totalidade, as ferramentas utilizadas foram adequadas para o êxito do mesmo.












9. BLOGGER.

Disponível em:

10. VIDEO.

Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=4c47KhIJ1jQ





































REFERÊNCIAS


Pedigree- saiba como alimentar corretamente seus cães e gatos, disponível em: 
http://www.pedigree.com.br/alimentando-seu-cao  
Acesso em: 09/08/2013.

Pesquisa de mercado- disponível em:
http://www.caesegatos.com.br/setor-de-pet-shop-deve-crescer-81-em-2013-segundo-pesquisa/
Acesso em: 08/08/2013.

Rosca sem fim- disponível em:
Acesso em : 15/09/2013.

Timer Temporizador- disponível em:
Acesso em: 15/09/2013.

Motor elétrico- disponível em:
Acesso em: 16/08/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário